21 ANOS COM VOCÊ



O SEU JORNAL DIGITAL

LANÇAMENTOS EM DVD, CD, CINEMA, SHOWS, SÉRIES DE TV, SERIADOS, QUADRINHOS, MUSICAIS, ANIMAÇÃO, LIVROS & DOCUMENTÁRIOS








quinta-feira, 19 de agosto de 2010

ROQUE SANTEIRO EM DVD - IMPERDÍVEL



Novela Roque Santeiro é lançada em DVD
Em 1985, Asa Branca era a cidade fictícia mais popular do Brasil. Ali se passava a história de “Roque Santeiro”, novela de Dias Gomes escrita por ele com a colaboração de Aguinaldo Silva em que a Viúva Porcina (Regina Duarte) formava um inusitado triângulo amoroso com Sinhozinho Malta (Lima Duarte) e Roque (José Wilker). O detalhe: este último estava dado como morto e era considerado santo milagreiro na cidadezinha. Na comemoração dos 25 anos de uma das tramas mais bem-sucedidas da história da teledramaturgia brasileira, a Globo Marcas lança um compacto da novela em um box com 16 DVDs e mais de 50 horas de conteúdo.
“Roque Santeiro” é a primeira novela da emissora a ser comercializada no formato. “Eu já fiz 51 novelas, mas essa... Que novelão! O melhor agora é poder, além de guardar ‘Roque Santeiro’ no coração, guardá-la em casa para se divertir e, principalmente, se emocionar quando quiser”, diz Lima Duarte, que em 1985 foi eleito o melhor ator pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Naquele ano, Regina Duarte também levou o prêmio de atriz, e “Roque Santeiro” venceu na categoria melhor novela; já Cláudia Raia, que fazia sua estreia em folhetins, foi escolhida a revelação feminina. Os sucessivos recordes de audiência alcançados pela trama renderam à Rede Globo o prêmio de Destaque de Marketing 1985 promovido pela associação Brasileira de Marketing. A novela, baseada na peça “O berço do herói”, que o próprio Dias Gomes escrevera em 1963, era uma sátira política que unia bom humor a assuntos mais polê-micos. “Roque Santeiro falava abertamente dos problemas ligados ao poder na fictícia cidade de Asa Branca. Falava também da liberação dos costumes com muito charme e picardia”, lembra Regina Duarte. Foram 209 capítulos exibidos entre 24 de junho de 1985 a 22 de fevereiro de 1986, dirigidos por Jayme Monjardim, Gonzaga Blota e Marcos Paulo sob direção-geral de Paulo Ubiratan. A escalação de Regina Duarte, que já detinha o título de Namoradinha do Brasil, foi considerada ousada. Em seulivro“O circo eletrônico”, Daniel Filho define assim a estratégia“Primeiro, conversei com ela, para ver se gostaria de fazer o papel. Ela leu e adorou.Se demonstrasse algum receio, não arriscaríamos. Paulo Ubiratan tinha medo e, ao mesmo tempo, era fascinado pelo inusitado. Era um risco, mas pensado. Regina tem enorme carisma. E, quando ela quer e gosta, é difícil não acertar”. Foram gravados dois finais para a novela: um em que Porcina ficava com Sinhozinho Malta e outro em que ficava com Roque; na última hora, os autorese prefe-riram levar o primeiro ao ar. No box, há também o final inédito da viúva com Roque. E, na abertura de cada um dos 16 discos, há comentários de Lima Duarte, Regina Duarte e José Wilker sobre a trama. O sotaque nordestino, bordões como “Tô certo ou tô errado?” e figurinos dos personagens como os extravagantes turbantes cintilantes de Porcina que povoaram o imaginário popular por muito tempo. “A novela indicou um dos maiores sucessos de audiência. Por causa do seu humor irônico e fino, marcou milhões de espectadores que não paravam de falar da trama e de imitar aqueles per-sonagens inesquecíveis”, diz José Wilker.

Curiosidades
Como ainda não existia o Projac, as gravações em externa foram feitas em Guaratiba, no Rio de Janeiro. Foi a estreia de Maurício Mattar, Patrícia Pillar e Cláudia Raia como atores. Houve várias participações especiais, como as de Lilian Lemmertz, Dennis Carvalho, Marcos Paulo, Paulo César Pereio, Tarcísio Meira e Jorge Fernando.
Originalmente, a novela seria exibida em 1975, mas foi censurada. Nesta primeira versão, Betty Faria seria a viúva Porcina.

Roque Santeiro em DVD
O DVD da novela Roque Santeiro tem em torno 50 horas de conteúdo distribuídas em 16 discos. A trama foi exibida em 1985 com 209 capítulos, equivalente a aproximadamente 170 horas. Para o DVD, foi realizado um trabalho minucioso para que a novela ficasse em um tamanho viável, sem perder seu contexto, mantendo as histórias principais. Em cada disco, há uma breve apresentação gravada pelo trio principal do elenco: Lima Duarte, José Wilker e Regina Duarte. O DVD possui ainda dois finais: um que foi ao ar e o outro inédito, gravado na época, mas que não foi exibido.
O preço sugerido para a venda do é de R$ 249,90.