
Canta para a Juventude (1965) - e revive os sucessos que emplacou nos anos 70 entre reminiscências da infância e saudação a Gal Costa, a quem chama de Madrinha pelo fato de a cantora ter projetado a obra de Melodia ao cantar Pérola Negra no show Fa-Tal Gal a Todo Vapor (1971).
Já o Ensaio de Milton Nascimento & Wagner Tiso exibe programa de 1995, ano que Milton lançou Amigo, disco ao vivo editado pela Warner Music. Dividindo a cena com o maestro que encorpou seu cancioneiro, sobretudo na década de 70, Milton revê seus passos iniciais na música, conta causos e ressalta a influência de Tom Jobim (1927 - 1994) em sua vida e obra, cantando Eu Sei que Vou te Amar (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) e Por Causa de Você (Tom Jobim e Dolores Duran).
Histórias também é o que não falta no Ensaio gravado por Moraes Moreira com Pepeu Gomes em 1990. Os compositores baianos haviam se aproximado na época para gravar o disco Moraes & Pepeu, editado naquele ano de 1990 pela Warner Music. Mas o que predomina no bate-papo e no roteiro musical são histórias e temas do repertório do grupo Novos Baianos, integrado por Moraes e Pepeu de 1969 até meados dos anos 70. A dupla aborda o samba-exaltação Aquarela do Brasil (Ary Barroso) e o rock " Se Você Pensa" (Roberto Carlos e Erasmo Carlos) no programa.

