21 ANOS COM VOCÊ



O SEU JORNAL DIGITAL

LANÇAMENTOS EM DVD, CD, CINEMA, SHOWS, SÉRIES DE TV, SERIADOS, QUADRINHOS, MUSICAIS, ANIMAÇÃO, LIVROS & DOCUMENTÁRIOS








segunda-feira, 10 de outubro de 2011

EDITORA LEYA BRASIL CONTA UM POUCO MAIS DA NOSSA HISTÓRIA POLÍTICA!

LeYa Brasil lança “A história das constituições brasileiras – 200 anos de luta contra o arbítrio” do historiador Marco Antonio Villa, um apanhado da história das diversas constituições do nosso país.
Livro mostra os momentos históricos de cada uma das sete constituições que vigoraram no país, as leis bizarras, as pegadinhas jurídicas e a distância entre as leis e a realidade do povo brasileiro. “Não é exagero afirmar que os últimos 200 anos da nossa história têm como ponto central a luta do cidadão contra o Estado arbitrário. E, na maioria das vezes, o Estado ganhou de goleada” Marco Antonio Villa. A editora LeYa Brasil lança “A história das constituições brasileiras – 200 anos de luta contra o arbítrio”, o novo livro do historiador Marco Antonio Villa. Longe de ser um livro de Direito Constitucional, a obra apresenta a verdadeira história de cada uma das sete constituições brasileiras: 1824, 1891, 1934, 1937, 1946, 1967 e 1988.Villa esmiúça cada uma das cartas apontando bizarrices jurídicas, pegadinhas e leis que ironicamente eram incostitucionais. O autor destaca, por exemplo, que na Constituição de 1891 foi instituído um feriado em homenagem a “hermana” Argentina. Isso mesmo. No dia 8 de dezembro, o Brasil tinha um feriado nacional em homenagem a nossa vizinha Latina Americana. Além deste feriado, o novo governo republicano instaurou tantos outros que foi necessário criar uma cartilha para explicar o significado de cada um deles. Já em 1934, foi quando o famoso termo “segurança nacional” foi incluído em nossas leis. Toda e qualquer lei abusiva poderia se firmar na constituição, desde que apoiada na segurança nacional do país. Durante o governo Vargas, foi criada a lei que aboliu toda e qualquer bandeira que não fosse a do Brasil. Em 1938, no dia 19 de abril, as bandeiras e símbolos regionais foram queimados em praça pública. O brasileiro deveria defender somente um símbolo nacional. “A história das constituições brasileiras – 200 anos de luta contra o arbítrio” é mais do que uma profunda pesquisa de nossas leis, é uma aula de História sobre o judiciário do Brasil.
Ficha Técnica
Título: A história das constituições brasileiras – 200 anos de luta contra o arbítrio
Autor: Marco Antonio Villa
Formato: 14x21 cm
Nº de páginas:160
Preço: R$ 34,90
Sobre o autor
MARCO ANTONIO VILLA é historiador, com mestrado em sociologia e doutorado em história social, ambos pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação de Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos (UfsCar). É autor de numerosos livros que têm como tema momentos da história brasileira, como estudos sobre
Canudos, a queda do império, o nascimento da república e uma biografia de João Goulart. Também publicou livros sobre a história do estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário