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quarta-feira, 22 de agosto de 2012

UM CLÁSSICO DOS CLÁSSICOS PELA UNIVERSAL MUSIC

From Brazil with Love
O legendário pianista brasileiro Nelson Freire compartilha da música da sua terra natal com o mundo.
Temas do universo infantil são destaques do álbum “Brasileiro: Villa-Lobos & Amigos”
O ano de 2012 marca o 125º aniversário do maior compositor do Brasil, Heitor Villa-Lobos. Em seu novo álbum, o ansiosamente esperado Brasileiro: Villa-Lobos & Amigos (Decca), o venerado pianista brasileiro Nelson Freire oferece tanto um tributo oportuno a seu grande compatriota em seu ano do aniversário quanto um “retrato sônico do pianista quando jovem”, com uma escolha pessoal de peças raras gravadas por outros compositores brasileiros menos conhecidos cuja música ajudou a moldar a própria personalidade artística de Freire durante seus anos formativos. Centrado em uma seleção do núcleo dos trabalhos escritos pelo próprio Villa-Lobos entre 1919 e 1939, mas eficazmente abrangendo os 70 anos da vida de Villa-Lobos (1887-1959), o repertório que Freire escolheu para seu novo CD mostra os esforços de três gerações de compositores brasileiros para forjar uma linguagem musical excepcionalmente nacional.
O repertório
O carro-chefe entre as peças de Villa-Lobos incluídas no CD é Carnaval das Crianças (Children’s Carnival), uma coleção encantadora de sete peças para piano solo retratando típico personagens do carnaval de rua do Rio de Janeiro na juventude do compositor (na sua mais conhecida forma orquestral, Momoprecoce - atualmente se destaca no repertório da turnê de Freire). O tema da infância e canções infantis ligam diversas das outras peças de Villa-Lobos, tais como O Gatinho de Papelão (The Little Cardboard Cat) da coleção Prole do Bebê (Baby’s Family). Dos sete outros brasileiros compositores representados no CD, o primeiro, cronologicamente, é Henrique Oswald (1852-1931). Oswald era por um tempo vice-cônsul brasileiro em Le Havre, e sua música revela uma influência forte do francês, particularmente aquela de Fauré e Debussy. Alexandre Levy (1864-92) - Apesar dele mesmo ser de descendência francesa, tornou-se o pioneiro do nacionalismo musical brasileiro, inspirando-se particularmente em cima da música popular do cotidiano, das tradições populares. Seu Tango Brasileiro de 1890 foi mais tarde emprestado pelo amigo francês de Villa-Lobos, Darius Milhaud, para seu ballet de 1920 Le Boeuf sur le toit. Joaquim Antônio Barrozo Netto (1881-1941) foi, principalmente, concerto-pianista e professor mais do que um compositor, mas Nelson Freire ainda possui sua cópia original desde a infância de Minha Terra ( My Country ), de  Barrozo Netto , no qual, com seis anos de idade, escreveu, “minha peça favorita”. Oscar Lorenzo Fernández (1897-1948) e Francisco Mignone, contemporâneos de Villa-Lobos (1897-1986), eram ambos defendidos por Toscanini. Considerado pelo professor de Freire, Nise Obino, como sua obra-prima do teclado, Três Estudos de Fernández executa ritmos e melodias brasileiras através de um moinho neoclássico, enquanto a versão orquestral de Congada de Mignone estreava no Rio em 1923 por não menos que Richard Strauss conduzindo a Filarmônica de Viena. Da nova geração dos compositores brasileiros aqui representados, Camargo Guarnieri (1907-93) e Cláudio Santoro (1919-89), embora ainda à espera de descoberta no exterior, são considerados em segundo somente a Villa-Lobos dentro de sua terra natal. Como Mignone antes deles, tanto Guarnieri como Santoro dedicaram peças a Nelson Freire. Enquanto a Toccata de Santoro foi um dos trabalhos que Freire tocou aos 13 anos para ganhar a Competição Internacional de Piano no Rio em Janeiro de 1957, que por sua vez forneceu seu passaporte de estudo em Viena para de lá conquistar os salões de concerto do mundo.
Biografia
Um artista exclusivo da Decca desde 2001, as gravações de Nelson Freire ganharam prestigiosos prêmios como o prêmio Gramofone “Gravação do ano”, Prix Edison, Diapason d' Or, Grande Prix de l' Académie Charles Cros e de Choc du Monde la Musique, bem como três indicações de Grammy® - mais recentemente para o seu conjunto de Noturnos de Chopin em 2011. Nascido em 1944, em Boa Esperança, Brasil; Nelson Freire começou com lições do piano aos três anos de idade e fez sua primeira aparição pública com cinco anos de idade. Depois de vencer a primeira Competição Internacional de Piano do Rio de Janeiro em 1957, com idade de treze anos, ele foi premiado com uma bolsa de estudo presidencial para estudar em Viena com Bruno Seidlhofer, professor de Friedrich Gulda. Sete anos mais tarde, ele ganhou a medalha de Dinu Lipatti em Londres, bem como o primeiro prêmio na Competição Internacional Vianna da Motta em Lisboa, e tem desfrutado uma carreira internacional bem sucedida tanto como recitalista, solista de concerto e parceiro duo (o mais notavelmente com Martha Argerich) desde sempre. A gravação precedente de Nelson Freire na Decca, Liszt: Harmonies du Soir (CD/Download 00289478 2728), aclamada pela crítica após seu lançamento em 2011: “Beleza pura e elegância” (The Guardian), “A qualidade especial de tocar de Freire é que ele parece se colocar diretamente em contato com o próprio Liszt ” ( BBC Music Magazine ), “Tal finesse… outra vez e novamente, se maravilha-se com a espontaneidade de Freire tocando” (Gramophone).

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